INICIATIVAS

Discipulando para proporcionar o bem estar das pessoas usando estratégias da psicologia positiva.

foto-rap

RAP: Reforço escolar e Atividades Pedagógicas

Percebemos a desigualdade em relação a qualidade da educação pública e privada no Brasil. Sendo assim, queremos promover a justiça dando oportunidade às crianças de aprenderem a partir de métodos eficazes, num ambiente seguro e com afeto.

O RAP, ou “Reforço Escolar e Atividades Pedagógicas”, é o nosso programa de alfabetização voltado para crianças, por meio do qual prestamos auxílio às famílias da comunidade. Nossa equipe de pedagogas oferece um atendimento personalizado ao acompanhar um grupo seleto de crianças. Essa abordagem direcionada se revela mais eficaz, especialmente devido aos desafios de aprendizagem ou comportamentais que muitos alunos enfrentam. Atualmente, temos 31 crianças matriculadas, com idades entre 4 e 10 anos, divididas em dois turnos de segunda a sexta-feira, durante três horas diárias. Escolhemos esse intervalo de idade para abranger os anos cruciais de desenvolvimento do caráter e do processo de alfabetização.

Desenvolvemos nosso próprio material didático, combinando abordagens montessorianas, sociointeracionistas e o método fônico. Adaptamos esses princípios de maneira estratégica. Damos ênfase especial aos conteúdos de linguagem e letramento matemático, consolidando assim as bases fundamentais. O ensino do Evangelho permeia todo o nosso trabalho no RAP. Investimos muito esforço na disseminação da Palavra e da história de Deus, bem como em mostrar como esses ensinamentos impactam as vidas. Através do Evangelho, abordamos temas como relacionamentos, resolução de conflitos e a promoção de uma perspectiva esperançosa sobre a vida. Esse é o nosso compromisso, a fim de proporcionar às crianças uma base sólida para um florescimento futuro.

Brinquedoteca

Na brinquedoteca as crianças podem brincar a vontade, favorecendo seu desenvolvimento e a construção de amizades.
Existem jogos para todas as idades, também tem quebra-cabeças, materiais de construção como lego, lego duplo e blocos, livros, fantasias, etc.

Além disso, as crianças sempre tem tempo para orar, ler uma historia da bíblia e fazer uma atividade relacionada à historia.

A brinquedoteca está aberta nas manhãs de sábado para crianças de 2 a 9 anos.

brinquedoteca
teens

Teens: 10-14 anos

Na adolescência, é crucial cultivar amizades e participar de grupos, uma vez que os jovens estão em uma fase da vida onde isso desempenha um papel significativo. Além disso, esse é um período de busca por independência, no qual eles estão desenvolvendo suas próprias opiniões e valores. É um período também de se tornarmais independente e formar suas próprias opiniões e valores.

Muitos dos adolescentes já fazem parte do Projeto há vários anos, e alguns deles vieram de programas anteriores, como o RAP (Reforço e Atividades Pedagógicas). À medida que esses jovens completam 16 anos, orientamos seus caminhos em direção aos programas de voluntariado, seja dentro do próprio grupo ou em outras áreas do projeto. Essa transição é parte essencial do nosso compromisso em preparar os jovens para um futuro promissor e engajado na comunidade. Estão se preparando para a faculdade, se organizando financeiramente e aceitando Jesus na sua vida. Em 2023 foi criado um novo grupo com foco exclusivo em como ser discípulo de Jesus.

Alfabetização para adulto

A pedido dos moradores e diagnóstico local na Vila Fazendinha, oferecemos aulas de alfabetização. Desenvolvemos um currículo escolar que está dando muito resultado. Sonhos estão sendo realizados. Temos uma lista de espera por que existe uma grande demanda.

aula-para-adultos-2
bazar

Brechó

No decorrer de todos os sábados, o projeto “Levanta e Brilha” realiza um Brechó na comunidade. Itens doados são disponibilizados a preços acessíveis e baixos. Os moradores têm a chance de adquirir roupas, calçados, móveis e outros produtos.
Esse processo possibilita que o projeto contribua para a satisfação de necessidades na comunidade. Além disso, o Brechó desempenha um papel crucial na manutenção financeira do projeto.